A cidade é formada por quatro pequenos povoados, onde estão instaladas algumas das pousadas mais charmosas e bem estruturadas do litoral brasileiro. A AL-101 faz, às vezes, de avenida principal, interligando todos eles (e levando ao município vizinho de Porto de Pedras, onde fica a belíssima Praia do Patacho). O turismo começa a incentivar o desenvolvimento local, mas a cidade mantém traços de vila de pescadores. Na maré baixa, dá pra ver os recifes de coral e caminhar mar adentro até as piscinas naturais. Confira cinco motivos pra visitar São Miguel dos Milagres:
1 – Santuário do Peixe Boi – Há pouquíssimos lugares no país onde você pode ver de perto o mamífero ameaçado de extinção. Estima-se que na costa brasileira existam menos de 600. No Rio Tatuamunha orientado por guias você pode conhecer todo o processo de preservação. O passeio acontece na cidade vizinha de Porto de Pedras. Informe-se em frente a igreja de São Gonçalo.
2- Praia do Marceneiro – Na maré seca a praia fica especialmente bela e é uma das poucas com acesso de carro. Boa para a prática de caminhadas e ótima para realizar passeios nas barreiras de arrecifes. Tons de azul e verde se mesclam por lá.
3 – Praia do Patacho – considerada uma das mais bela do país possui mar claríssimo, coqueiros por toda a parte e sossego. Na maré baixa caminha-se por quilômetros mar adentro que possibilita os turistas nadar e fotografar a vida marinha.
4 – Praia do Toque – Aqui fica uma das maiores piscinas naturais da região. Na “Piscina do Toque” a água é tão transparente que mesmo sem snorkel, dá pra ver uma quantidade incrível de peixes.
5 – Rio Tatuamunha – Repleto de manguezais, e berço de dezenas de espécies o rio é um berçário natural para pequenos peixes, siris, caranguejos e outros pequenos animais. As águas do rio são escuras, geladas e completamente limpas.
FONTE: REVISTA QUAL VIAGEM
http://www.qualviagem.com.br/sao-miguel-dos-milagres-chique-preservada-e-natural/