O Ministro do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, reuniu-se com representantes do município de Assunção, da Associação de Empresários de Gastronomia do Paraguai, da Associação Industrial Hoteleira e do Paraguay Convention & Visitors Bureau, juntamente com executivos de jornais especializados, a fim de fecharem um plano de implementação de espectáculos internacionais de folclore que complementam a culinária que é oferecida em restaurantes nas principais cidades turísticas do País.
A atração cultural “Show Folclórico em restaurantes” procura satisfazer uma demanda do público que procura este tipo de apresentação.
As danças paraguaias, assim como a música, têm resquicios da cultura européia e indígena, tal qual outros países latinos.
No Paraguai, há polcas e galopes. A polca é uma dança de casal, enquanto no galope, as mulheres giram em círculo e, balançando de um lado para o outro, às vezes possuem um jarro ou um vaso nas mãos.
Também é típico no Paraguai ver o “baile da garrafa”, no qual o bailarino principal equilibra até 10 ou mais garrafas na cabeça. Há versões regionais da dança: el chopí, santa fe, la golondrina, el solito, londón carapé, palomita e cazador. Os cavalheiros que acompanham tem alguma habilidade, como sapateado. Em geral, as danças tradicionais têm uma coreografia fixa e uma música própria; e se dança em casal ou individualmente.
Outro ponto de destaque é o vestuário, rico em tradição: as mulheres usam um vestido Typói, com bordados lindíssimos e decotes, mangas de renda e saias até o joelho. O penteado, geralmente com tranças e flores na pontas; adornos com pedras, pentes e rosários de prata ou ouro são os principais acessórios.
Os homens vão vestidos, em sua maioria, com camisa branca, também fabricada em Ao Po ‘i, com bordados no peito, pescoço e punhos. As calças são pretas de corte reto e uma faixa de seda preta ou lã colorida faz uma referencia à cultura indígena. Um lenço na cor branca ou preta no pescoço; chapéu Pirí com fita preta e um poncho de 60 listas, este último nomeado como Patrimônio Cultural Imaterial do Paraguai.