Fale Conosco

(11) 94399-5036

Associado

Faça o login

La Candelaria em Bogotá reúne várias opções de passeios para todos os turistas

A Procolombia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, apresenta o bairro que é considerado o coração cultural de Bogotá, capital do país: La Candelaria. Localizado no centro histórico da cidade, o local conta com uma atividade intelectual forte, que pulsa por todas as suas ruas e vielas, convidando turistas a respirar arte clássica e de vanguarda, saborear uma gastronomia original e adquirir muito conhecimento.

Rodeada por cerca de 50 museus, universidades e excelentes bares e restaurantes, La Candelaria é conhecida por proporcionar um estilo de vida artístico e boêmio para os jovens estudantes que lá residem. O charme do bairro está presente nas casas pintadas com cores brilhantes, construções de arquitetura colonial e republicana, monumentos artísticos e muros grafitados, tudo reunido como numa galeria de arte a céu aberto.

Localizado a mais de 2.700 metros de altura, o bairro foi declarado patrimônio histórico. Atualmente, o lugar também se converteu em um importante centro comercial e de negócios para Bogotá, oferecendo mercados e oportunidades para todos os habitantes sem distinção de origem ou condição social. Para conhecer e se aprofundar em todos os principais lugares de La Candelaria, é recomendado que o viajante separe um dia inteiro para concluir o roteiro.

Pontos turísticos
O turista pode querer começar a sua exploração pela charmosa Plazoleta del Chorro de Quevedo. A praça é considerada o ponto de nascimento da cidade, quando em 1537 foi estabelecido o assentamento militar do conquistador espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada. O lugar é hoje em dia o epicentro da cena de artistas de rua de Bogotá, reunindo dançarinos, grafiteiros, malabaristas, músicos, entre outros.

Outra atração que deve ser incluída no passeio é a Plaza Bolívar, localizada no coração do Centro Histórico de Bogotá. No local há uma estátua de Simón Bolívar, de 1846. O líder político e militar é considerado um herói em razão do seu papel fundamental na independência de várias colônias espanholas. Ao redor é possível encontrar o Capitólio Nacional, o Palácio de Justiça e a Primeira Catedral de Bogotá.

Localizado a 30 minutos andando da Plaza Bolívar, o turista não pode deixar de visitar o Museu Quinta de Bolívar, uma casa colonial ao pé da Montanha de Monserrate, em Bogotá. O lugar serviu de residência a Simón Bolívar, após a guerra de independência. Atualmente, é usado como um museu dedicado à vida e aos tempos do revolucionário. O visitante poderá caminhar pelo jardim rodeado por cerejeiras ou adentrar ao casarão e observar os quartos preservados com sua decoração original e retratos de Bolívar e sua amante, Manuela Sáenz.

Uma outra opção é visitar a sede do governo da Colômbia e residência oficial do presidente, a Casa de Nariño, inaugurada em 1908. O palácio possui arquitetura de estilo colonial e jardins fantásticos que envolvem a construção. O prédio também abriga obras de arte e móveis de diferentes períodos da história. É possível agendar visitas guiadas com antecedência através do site oficial da presidência*.

Dentro do extenso número de museus disponíveis na cidade, o Museu do Ouro na Candelaria se destaca em razão dos 13 mil metros quadrados de construção, distribuídos em quatro andares e três subsolos. Durante a visitação, o turista irá se deparar com um acervo permanente de mais de 38 mil peças do precioso metal, com idades entre 500 e 2.500 anos. É considerada a mais rara e completa coleção do mundo contendo artefatos produzidos pelas comunidades pré-hispânicas utilizando o ouro.

Aberto em 2000, o Museu Botero conta com uma coleção de arte contendo 208 obras doadas por Fernando Botero, um dos mais reconhecidos artistas da América do Sul. São 123 obras de sua autoria e 85 de artistas internacionais. A exposição está alocada em uma mansão colonial que manteve atividade como arcebispado da cidade até 1995. O Museu Botero recebe mais de 500 mil visitas todos os anos.

Concebido para ser um espaço focado na cultura da literatura colombiana, o Centro Cultural Gabriel García Márquez, fundado em 2003, conta com uma livraria de 1.200 m², com mais de 100 mil livros em exibição e aproximadamente 45 mil títulos. Também há espaços públicos e para exposição, além de auditórios.

Fonte: Bruno Athayde, FTI Consulting

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área dos associados