Quase dois meses depois que o terremoto do dia 25 de abril, com 7,8 pontos na escala Ritcher matou quase 9 mil pessoas e arrasou partes de Kathmandu e aldeias rurais, as autoridades do Nepal anunciaram a reabertura dos sete sítios do património mundial, que haviam sido fechados a partir do desastre.
443 monumentos arqueológicos, incluindo templos, em três distritos do Vale foram afetados pelo terremoto
Os locais estão novamente abertos aos visitantes e turistas. como destacou o porta-voz do Departamento de Arqueologia, Ram Bahadur Kunwar Entre os locais abertos nesta segunda-feira foram os três quadrados Durbar de Bhaktapur, Katmandu e Lalitpur – cidades antigas e seculares, templos exclusivos de estilo pagode.
Os sete sítios do património mundial da UNESCO, atraem centenas de milhares de turistas a cada ano.
O Nepal ainda sofre tremores secundários do terremoto e nem todas as áreas dos sítios históricos foram abertas, pois ainda há perigo de um colapso ou novos tremores.
O governo planeja reconstruir, renovar e conservar todos os monumentos danificados no terremoto dentro de cinco a sete anos, a um custo de US $ 70 a 100 milhões.
US $ 2 bilhões serão necessários para a reconstrução e reabilitação de todo o país.
“Ao reabrirmos estes sites estamos tentando dar a mensagem ao mundo de que a vida está voltando ao normal”, disse Sarad Pradhan, consultor de mídia do Nepal Tourism Board.
FONTE: TRAVEL3 / ANTONIO EURYCO
http://www.travel3.com.br/noticia.php?apos-terremoto–nepal-reabre-7-primeiros-pontos-5772