A China que será brevemente o maior emissor mundial de turistas, decidiu fazer do setor uma forte arma contra a pobreza. A recente decisão foi adotada pela administração nacional e o grupo diretivo do Conselho de Estado, enfocando diretamente a promoção do turismo rural como forma eficaz de combate à uma situação menos condizente da sua população.
A OMT emitiu mensagem de congratulações por tal decisão, como mostra no comunicado feito pelo secretário geral Taleb Rifai. ‘O turismo tem enormes possibilidades de contribuir para o desenvolvimento rural, um setor que requer mão de obra e que abre um amplo leque de oportunidades de emprego e empreendedorismo em áreas sensíveis.’
Os dados das autoridades chinesas mostram que nos últimos três anos, mais de 10 milhões de pessoas – 10% da população menos favorecida do pais – conseguiu sair da pobreza graças ao turismo. Com este impacto, o governo decidiu colocar em marcha dentro do 13º. Plano Quinquenal, um programa de desenvolvimento turístico de alcance nacional que deve acrescentar mais 7% da população desfavorecida até o ano 2020.
Seriam mais três milhões de negócios do turismo rural, recebendo dois milhões de visitantes por ano. Nas estimativas, mais de 150 milhões de euros com benefícios e melhores condições para 50 milhões de habitantes da zona rural.
Apesar de sua ampla repercussão socioeconômica e instrumento prioritário na redução da pobreza, o turismo ainda tem um alcance limitado como modelo de desenvolvimento, dai o contexto positivo que a Organização Mundial do Turismo neste posicionamento da China.
‘2015 é o ano de ação. Em nosso avanço de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, temos uma oportunidade única de incrementar a assistência em um amplo potencial de estimulo, especialmente nos países mais necessitados’, insiste o secretário Taleb Rifai. ‘Maximizar a contribuição do turismo para a redução da pobreza é uma das prioridades da OMT e uma de suas principais áreas de trabalho. Queremos gerar maior desenvolvimento e criar postos de trabalho para as pessoas que vivem com menos de um dólar por dia’, enfatizou.
FONTE: TRAVEL3 / ANTONIO EURYCO
http://www.travel3.com.br/noticia.php?omt-elogia-posicao-da-china-pro-turismo-rural-6480