
Com a alta do dólar, muito brasileiros optam por viajar dentro do Brasil e conhecer as belezas únicas do nosso país. A boa pedida fica por conta dos igapós, igarapés, cachoeiras e praias fluviais do Amazonas (Manaus). Apesar do calor, a seca ainda está no início e há bastante água nos rios e cachoeiras. Confira alguns motivos para conhecer essa rica região e vivenciar uma experiência inesquecível.
Teatro Amazonas
Símbolo máximo do rico Ciclo da Borracha, o suntuoso teatro foi inaugurado em 1896 para a apresentação de peças e óperas de companhias europeias. A construção é encantadora por dentro e por fora: a fachada neoclássica é pintada de rosa e apresenta uma cúpula feita com 36 mil escamas de cerâmica.
Cruzeiro pelo Rio Amazonas
Os cruzeiros pelo rio Amazonas duram entre três e sete dias, dependendo da embarcação. Os preços também variam, de acordo com as acomodações e atividades oferecidas, como passeio de canoa, observação de aves e animais, pesca e trekking.
Encontro dos rios Negro e Solimões
Por seis quilômetros, o barrento rio Solimões corre lado a lado com o escuro rio Negro, sem que as águas se misturem. O espetáculo pode ser observado todos os dias, através de passeios de barco – com sorte, avistam-se ainda os botos que vivem na região.
Saborear as Receitas Típicas
Os peixes típicos da região, como tucunaré, pirarucu e tambaqui, são as estelas dos cardápios em Manaus. Os pratos ficam ainda mais saborosos quando inspirados nas receitas regionais e preparados com ingredientes como tucupi, gengibre, cupuaçu.
Ponta Negra
Endereço nobre de Manaus, a praia fluvial que fica a 13 quilômetros do Centro é emoldura por prédios, calçadão, quadras de esporte, anfiteatros, bares e restaurantes, o que garante movimento dia e noite.
Visitar o Arquipélago de Anavilhanas
Um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, a Estação Ecológica de Anavilhanas é formada por cerca de 400 ilhotas. O acesso é por barco, em viagem que dura cerca de três horas. Empresas da região oferecem pacotes que incluem transporte, almoço e passeio pelo Rio Negro e banho de cachoeira.
Bosque da Ciência
O parque arborizado remete à floresta, com trilhas no meio da mata e tanques que abrigam peixes-boi e ariranhas. Além disso
Zoológico do Cigs
O parque é perfeito para levar os pequenos, que se divertem com macacos, jacarés, aves, cobras e onças – avistadas do alto de uma passarela.
Fazer Compras
O artesanato indígena é o destaque do comércio. As matérias-primas regionais, como palha de tucumã, fibra e palha de tucum, tela de juta e cipó dão forma a objetos de decoração e utilitários. Um dos melhores endereços é o da Central de Artesanato Branco e Silva. Para produtos alimentícios e medicinais, siga para o Mercado Municipal.
FONTE: QUAL VIAGEM / Andressa Volpini
http://www.qualviagem.com.br/9-motivos-para-visitar-o-amazonas-em-agosto/