
A capital espanhola esbanja graça, beleza e encantos históricos. Em Madrid, há opções de passeios para todos os gostos, mas há alguns lugares na cidade que é praticamente impossível não querer visitar. Veja o Top 10:
Paseo del Arte
O Paseo del Arte é provavelmente um dos lugares do mundo que reúne a maior concentração de beleza pictórica. Em pouco mais de um quilómetro de extensão é possível visitar o Museo do Prado, o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Rainha Sofia, (que se podem visitar de maneira conjunta adquirindo o cartão Paseo del Arte), bem como outras instituições e edifícios de visita obrigada.
Palácio Real
Residência real desde Carlos III até ao reinado de Alfonso XIII, o Palácio Real de Madrid propõe-nos uma viagem pela história de Espanha. Embora não seja habitado pelos atuais monarcas, o recinto permanece como a residência oficial dos reis.
Porta do Sol
Central e buliçosa, a praça da Porta do Sol é um dos emblemas de Madrid. Na sua planta semicircular convergem várias das ruas mais históricas e transitadas da cidade, como Mayor, Arenal, Alcalá ou Preciados, e concentra vários dos elementos mais representativos desta urbe.
Praça Mayor
A Plaza Mayor começou a erguer-se nos terrenos da antiga Plaza del Arrabal, onde se encontrava o mercado mais popular da vila, nos finais do século XV, altura do traslado da corte de Felipe II para Madrid. Em 1617 o arquiteto Juan Gómez de Mora é encarregado de dar uniformidade aos edifícios deste lugar, que durante séculos acolheu os festejos populares, corridas de toros, beatificações, coroações de reis, e também autos de fé.
Porta de Alcalá
Construída por Sabatini em 1778 como parte das reformas de embelezamento da cidade promovidas por Carlos III, este monumento de granito, constitui um exemplo de equilíbrio, harmonia e elegância. O Rei encomendou a sua construção a Sabatini para comemorar a sua chegada à capital em 1778. A porta foi colocada à entrada da cidade, perto de El Retiro, junto do caminho que conduzia a Alcalá de Henares, advindo daí o seu nome.
Fonte de Cibeles
A Fonte de Cibeles, construída em 1782 e desde 1895 no seu local atual, acabou por dar nome a uma das praças mais emblemáticas de Madrid, convertendo-se num símbolo da capital. A fonte representa a deusa romana com o mesmo nome, símbolo da terra, da agricultura e da fecundidade, sobre um carro a ser puxado por leões.
Estádio Santiago Bernabéu
O Real Madrid é uma das três grandes equipas da capital na Liga de Futebol Profissional, juntamente do Atlético de Madrid e o Rayo Vallecano. Em seu palmarés possui vários títulos europeus e internacionais. O estádio abre suas portas 363 dias ao ano para que os amantes do futebol e do desporto visitem suas históricas instalações: é um dos pontos turísticos de maior afluência de público da capital.
Praça de touros Monumental de Las Ventas
Baseada num projeto de José Espelius, que morreu antes da conclusão das obras, foi terminada por Manuel Muñoz Monasterio em 1931 e nesse mesmo ano foi inaugurada. A Monumental Praça de Las Ventas tem capacidade para 23 798 aficionados e uma arena de 60 m de diâmetro, que a converte numa das praças maiores do mundo.
Parque de El Retiro
Os seus 125 hectares e as suas mais de 15 000 árvores proporcionam um refúgio verde no centro de Madrid. Do ponto de vista botânico são de considerar alguns dos seus jardins: o Jardim de Vivaces, os Jardins de Cecilio Rodríguez (jardins clássicos com um toque andaluz), os Jardins do Arquiteto Herrero Palacios, a Rosaleda (coleção de rosas) e o Canteiro Francês com o Cipreste, a árvore mais antiga de Madrid, que se diz poder ter 400 anos.
El Rastro
Sempre repleto de madrilenos e turistas, é um dos pontos de encontro imprescindíveis ao visitar a cidade no domingo ou feriado. No bairro de La Latina, na proximidade da Ribera de Curtidores, com a praça de Cascorro como centro nevrálgico, o mercado engloba um grande quarteirão quase triangular delimitado pelas ruas de Toledo, Embajadores e Ronda de Toledo e prolonga-se por outras como San Cayetano, Fray Ceferino González, Carlos Arniches, Mira el Río ou as praças de General Vara del Rey e de Campillo del Mundo Nuevo.
FONTE: QUAL VIAGEM
http://www.qualviagem.com.br/10-lugares-imperdiveis-para-conhecer-em-madrid/