Fale Conosco

(11) 94399-5036

Associado

Faça o login

8 PONTES AO REDOR DO MUNDO QUE VALEM A VISITA

image002 (11)

O turismo cultural sempre teve espaço no roteiro da maior parte dos viajantes, visto a grande procura por cidades históricas e monumentos milenares. Isso por que construções carregam histórias, que estão diretamente ligadas aos costumes de uma época, recursos disponíveis e necessidades da sociedade. Para Roberto Alfredo Pompeia, professor de Arquitetura e Urbanismo da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, pontes são construções que podem dizer muito sobre uma época, como a Ponte Vecchio, de Florença, na Itália, que foi construída como extensão da cidade para abrigar mercadores há mais de 600 anos e ainda hoje possui diversas lojas em sua extensão. O especialista lista oito pontes ao redor do mundo que valem a visita.

Ponte Octávio Frias de Oliveira – São Paulo (Brasil)Ponte_estaiada_Octavio_Frias_-_Sao_Paulo

Construída em 2008, a ponte Octávio Frias de Oliveira é também conhecida como Ponte Estaiada, devido aos gigantescos cabos que a suspendem. Essa ponte foi feita para tornar-se cartão postal da cidade, além de cumprir o seu papel estrutural na travessia do rio Pinheiros. Sua elegância veio com o intuito de valorizar a região da Avenida Berrini.

Nanpu Bridge- Xangai (China)nanpu-bridge-night-view pontes

Inaugurada em 1991, a Ponte Nanpu é tipicamente fruto das grandes cidades contemporâneas. Tendo sido projetada apenas para veículos, essa ponte espanta os pedestres. No entanto, é muito bonita, com seus cabos que suspendem o maior vão e acaba num extenso anel em forma de espiral.

Phytonbrug – Amsterdã (Holanda)20120609705228

Criada em 1998, essa bela ponte foi pensada para as pessoas da cidade, fazendo importante ligação entre dois bairros de Amsterdã: Sporenburg e Borneo Island.  Sua forma sinuosa e estrutura de treliças planas vermelhas conferem imagem de calor, além de quebrar a rigidez ortogonal dos edifícios ao redor. O piso em madeira a torna mais confortável e transmite a ideia de um ambiente mais quente.

Helix Bridge – Cingapura (Cingapura)Helix-Bridge-2

A espiral da estrutura dessa ponte, inaugurada em 2010, é bem divertida e cumpre dois papéis que devem ser pensados para os transeuntes da cidade: passagem segura e ambiente lúdico, tornando seu percurso mais agradável.

Rainbow Bridge – Taipei (China)6153476706_2b4bba9884_b

Essa ponte possui uma grande curva e arcos que a sustentam por meio de cabos, conferindo a ela leveza e graça. As luzes nas cores do arco-íris trazem estética lúdica e curiosa, tornando todo o ambiente mais atrativo, já que se situa em uma região bastante monótona.

Lego-Brücke, Alemanha (Alemanha)DSC05785-765x400

Essa ponte, inaugurada em 2011, simula as peças do Lego pintadas com o uso do grafite, criando agradável sensação de brincadeira, que quebra o rigor de seu desenho reto. Sendo assim, aquilo que seria cinza e desagradável, torna-se muito interessante!

Tower Bridge – Londres (Reino Unido)Tower_bridge_London_Twilight_-_November_2006

Construída em 1886 e inaugurada em 1894, esta é uma das pontes mais famosas do mundo. Além de ser muito antiga, possui duas características importantes. Foi pensada para o passeio de carros e de grandes embarcações, sendo que dois trechos possuem estrutura pênsil, erguida por cabos quando um navio precisa passar. Antigamente, esse mecanismo funcionava por meio de uma máquina a vapor. Hoje, um moderno sistema eletrônico controla a estrutura.

Golden Gate Bridge – Califórnia (EUA)Golden Gate

Uma das mais belas e antigas pontes pênseis do mundo, aberta em 1937, a Golden Gate – que atravessa o estreito de mesmo nome – tornou-se famosa por conectar duas áreas de extrema importância para a cidade de São Francisco (EUA). Sua cor vermelha e os inumeráveis ângulos de vista serviram como cenários para filmes muito famosos. Consegue vencer o extraordinário vão de 1.280 metros entre as duas torres, recorde absoluto para a época, cujo crédito é do engenheiro alemão Joseph Strauss. Essa ponte feita para veículos possui largas calçadas que permitem que todos a atravessem.

FONTE: QUAL VIAGEM

http://www.qualviagem.com.br/8-pontes-ao-redor-do-mundo-que-valem-a-visita/

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Área dos associados