Rio Negrinho é uma cidadezinha pacata de Santa Catarina. O destino é reduto de tranquilidade e sossego para turistas tanto de Curitiba, quanto de Florianópolis. Típica região de influência alemã, italiana e polonesa, a cidade conta com arquitetura, tradições culturais e cerveja que comprovam suas origens.
Na cidade, a cinco quilômetros do centro, é possível entrar em contato direto com a natureza. Por lá, temos o privilégio de apreciar o que a natureza tem de melhor, curtir lugares ao som do canto dos pássaros, respirar ar puro. Cachoeiras, cavernas, matas, águas límpidas, animais nos pastos. Esses são os itens que fazem parte de um cenário que espera por aventureiros dispostos a desvendar seus encantos, com alternativas para todos os gostos e fôlegos, oferece lugares ideais para o descanso, para a prática de esportes radicais, ou uma boa pescaria.
Seu carro-chefe entre os visitantes? O passeio de Maria Fumaça. O trem sai, uma vez por mês, da estação de Rio Negrinho em direção a Rio Natal uma colônia polonesa, no interior da vizinha São Bento do Sul, passa por um trecho belíssimo em cenários antigos de montanhas, contendo túneis, cachoeiras, pontes muito altas e fantásticos cortes nas rochas.
O percurso totaliza 40 quilômetros e é realizado em cerca de seis horas. O espetáculo vale a pena: a 355 metros ao nível do mar, robustas locomotivas à vapor de até 100 toneladas, da década de 40, vencem a subida da serra.
A construção da Estrada de Ferro Dona Francisca, no século 19, foi a responsável pela chegada dos colonizadores alemães, portugueses, poloneses e italianos. Os imigrantes trabalharam na obra que hoje encanta os turistas que fazem o tradicional passeio de Maria-fumaça.
Serviço
Consulte o site para conferir o calendário do passeio:
www.abpfsc.com.br
email: rionegrinho@abpfsc.com.br
Telefone: (47)3644-7000
FONTE: QUAL VIAGEM / Texto por: Eliria Buso
http://www.qualviagem.com.br/rio-negrinho-sc-tem-passeio-de-maria-fumaca-em-meio-a-serra/