
A Oktoberfest é o principal evento de Blumenau. Durante a festa, os meios de hospedagem atingem 100% de ocupação e os turistas movimentam a economia local. A festa atrai principalmente catarinenses, paranaenses e paulistas.
Por ser uma cidade de alto interesse turístico, Blumenau foi classificada na categoria B de uma escala que vai até a categoria E, no Mapa do Turismo brasileiro. A metodologia atende à necessidade do Ministério do Turismo de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o desempenho da economia do turismo de cada localidade.
ROTEIROS – A influência alemã que teve início em 1850 com os primeiros imigrantes que chegaram ao vale do Itajaí, também se reflete na arquitetura da cidade com várias construções em estilo enxaimel, com alvenaria e hastes de madeira fazendo a estrutura. Para visitar também há várias confecções de malhas e de cristais.
Entre as opções de roteiro turístico próximas ao município estão a Rota da Cerveja, que passa por várias cervejarias artesanais. Na rota, o visitante conhece o processo de fabricação da bebida, do preparo dos ingredientes à fermentação do líquido.
Fonte> MTur, Carolina Valadares