Cada vez mais brasileiros estão visitando os principais destinos colombianos, de acordo com a Procolombia, organização governamental com o objetivo de promover o turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia. Durante a 21ª Assembleia Geral da Organização Mundial de Turismo (OMT) em Medellín, realizada neste mês, o Brasil foi apontado como um mercado estratégico, devido ao país ter apresentado crescimento no número de viajantes para a Colômbia em 2014.
De acordo com os dados da Migração da Colômbia, o número de turistas brasileiros no país aumentou 39% em 2014, em comparação com o ano anterior. Entre Janeiro e Junho de 2015, o aumento foi de 25,8%. As experiências turísticas que mais atraíram o público do mercado brasileiro são agroturismo, atividades como mergulho, diversão nas capitais, compras, cruzeiros, gastronomia e sol e praia.
Fazer compras ainda é uma das experiências mais atrativas para os brasileiros. Portanto, destinos como Bogotá e Cartagena são os de maior potencial para atrair os viajantes nacionais. Cerca de 30.377 brasileiros viajaram para Bogotá, em 2014, contra 33.396, em 2015, um crescimento 9,9% na comparação. Cartagena, por sua vez, recebeu 12.073 turistas em 2014 e 16.748 em 2015, aumento de 38,7%.
Outros destinos
Também fazem parte do pacote de lugares de interesse dos brasileiros: a Paisagem Cultural Cafeeira, localizada em Caldas, Quindío e ao norte do Valle del Cauca, com suas casas tradicionais e campos de café declarados em 2011 como Património Mundial pela UNESCO.
A ilha de San Andrés, no sudoeste do Caribe colombiano, tem o maior recife de barreira da região, com 78% da área de coral do país. A barreira da Providência é um dos maiores do Hemisfério Ocidental, protegendo as praias de areia branca.
Santa Marta é outra região muito interessante, onde impera a arquitetura colonial, praias tranquilas e uma ótima infraestrutura hoteleira. Com temperatura média de 28ºC, atrai turistas interessados em esportes aquáticos, mergulho e observação de aves.
Fonte: FTI Consulting