Texto e fotos: Camila Lucchesi
Imagine um roteiro que combina praias, enseadas, lagoas, baías e dunas com gastronomia de primeira, aspectos culturais e marcos de nossa história? No litoral sul de Santa Catarina é possível vivenciar todo esse mix e ainda ter direito a um atrativo de peso: o avistamento das baleias francas. Os cetáceos gigantes são o principal componente na estratégia de fomentar a economia local por meio do turismo durante o inverno e, assim, diminuir a sazonalidade.
Com passagem garantida pelo Brasil e permanência média de cinco meses por aqui – de junho a novembro, com pico em setembro –, esses animais inspiraram a criação da Rota da Baleia Franca, novo produto de ecoturismo fomentado pelo Sebrae Santa Catarina. O projeto criado em 2015 tem como principal objetivo profissionalizar o turismo na região, por meio de capacitação do trade local para garantir experiências inesquecíveis aos turistas.
Os passeios acontecem dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, criada em setembro de 2000 com área de 156 mil hectares e 130 quilômetros de costa marinha que compreendem nove municípios do sul catarinense. Laguna, Imbituba e Garopaba são os três primeiros beneficiados pela ação que tem parceria com a ONGs Projeto Baleia Franca (PBF), Instituto Baleia Franca (IBF) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Os roteiros são feitos por terra e, para maximizar as possibilidades de avistamento, existe uma grande rede de monitoramento envolvendo biólogos e estagiários das ONGs, condutores de turismo, empresários da hotelaria e a própria comunidade. Cada um observa um trecho e avisa aos outros participantes os pontos onde as baleias aparecem para que os guias consigam direcionar os clientes.
Fonte: Camila Lucchesi, https://brasilturis.com.br/rota-da-baleia-franca-e-aposta-catarinense-para-diminuir-sazonalidade/