Implementação da nova tecnologia trará uma série de oportunidades às agências de viagens
Aoron Beyer, coordenador do Comitê de Tecnologia da Abav-SP | Aviesp (Foto: Emerson Souza)
O Comitê de Tecnologia da ABAV-SP | Aviesp acaba de divulgar os resultados de um estudo detalhado sobre o New Distribution Capability (NDC) e seu estágio de implementação no mercado brasileiro. A pesquisa analisou a adoção do NDC por 16 importantes companhias aéreas que atuam no país, tanto nacionais quanto internacionais, evidenciando a crescente relevância da tecnologia para as agências de viagens.
O levantamento revela que nove das 16 companhias aéreas pesquisadas já disponibilizaram o NDC para as agências de viagens. Em contrapartida, sete ainda não implementaram a tecnologia, sendo que quatro não possuem previsão, duas planejam a implementação nos próximos seis meses e uma encontra-se em fase piloto.
No cenário doméstico, a Latam se destaca como a única companhia aérea que já oferece o NDC às agências. Apesar de estar em fase piloto, a solução da Latam já está integrada a diversos canais, incluindo agregadores OBTs, GDSs, OTAs e outros.
A pesquisa também aponta para a robustez da implementação do NDC por algumas companhias internacionais. American Airlines, Air Canada e Lufthansa apresentam os produtos mais completos.
“O NDC é uma realidade que traz consigo diversas oportunidades de personalização para as agências de viagens”, ressalta o coordenador do Comitê de Tecnologia, Aoron Beyer. ““O NDC, quando implantado em sua plenitude, oferecerá inúmeras possibilidades às agências, incluindo a eficiência na venda de bilhetes, o gerenciamento simplificado de cancelamentos e remarcações voluntárias, a facilidade na seleção de assentos e a agilidade nos processos de reembolso”, complementa”.
O presidente da Abav-SP | Aviesp, Bruno Waltrick, ressalta que a ideia do NDC é otimizar o pós-venda de passagens aéreas e a venda de ancilares, facilitando e ampliando o acesso ao conteúdo oferecido pelas companhias do mundo todo. Para ele, o intenção mercadológica é que ele se torne o novo padrão de distribuição na aviação mundial e, ao contrário do que muita gente no mercado idealiza, o NDC não impactará somente o corporativo, uma vez que também irá empoderar as agências menores, que trabalham apenas com lazer.
“Sabemos da necessidade de que os agentes de viagens se mantenham atualizados em relação às novas tecnologias. E é exatamente por isso que implementamos este comitê”, ressalta Waltrick. “O conhecimento e a familiaridade com o NDC são essenciais para que os profissionais do setor possam oferecer um serviço mais ágil aos seus clientes e aproveitar ao máximo os benefícios proporcionados pela nova plataforma”, finaliza.
O NDC é um novo padrão de transmissão de dados baseado em XML, criado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) para modernizar e padronizar a forma como os produtos e serviços das companhias aéreas são distribuídos.
Clique aqui para ver os resultados completos da pesquisa.
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Anderson Masetto
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