A Lufthansa está lançando uma nova tecnologia para as etiquetas de bagagem. Agora, os passageiros dos voos entre Frankfurt e Tóquio (Narita) podem imprimir, em casa, suas próprias etiquetas para a bagagem despachada. A etiqueta, chamada de HomeTag, permite que os passageiros se prepararem para a viagem no conforto do lar e possam despachar sua bagagem diretamente nas máquinas de auto-serviço no aeroporto.
A novidade funciona assim: quando os clientes fazem o ‘check-in’ em casa ou no escritório, recebem e imprimem a HomeTag para os voos de ida e de volta juntamente com o respectivo cartão de embarque. Na HomeTag está toda a informação necessária, como a rota do voo, nome do passageiro e, naturalmente, o número de cada peça da bagagem, também claramente impressa como código de barras.
Porta-HomeTag especiais, disponíveis no aeroporto, podem ser fixados à bagagem pelo próprio passageiro. Em seguida, ele simplesmente despacha sua bagagem no balcão, cujas máquinas identificam automaticamente os itens da bagagem, utilizando as etiquetas.
A única diferença entre os HomeTags e as etiquetas de bagagem convencionais é um código QR adicional. Este código permite reconstruir os detalhes da viagem mesmo se a etiqueta for danificada. O porta-HomeTag da Lufthansa também incorpora um ‘chip’ RFID (identificação por rádio-frequência) que permite o ‘check-in’ expresso nas máquinas de bagagem Lufthansa.
Com a nova HomeTag, além de economizar tempo no aeroporto, os passageiros se beneficiam de serviço de bagagens ainda mais confiável, uma vez que a HomeTag é mais estável e resistente ao tempo do que as etiquetas de bagagem convencionais e os ‘chips’ RFID contêm uma cópia extra de todos os detalhes da bagagem. Espera-se para breve, a disponibilidade desta tecnologia inovadora em outras rotas, como de Frankfurt e Munique para a Ásia e os Estados Unidos. Mais informações em www.lufthansa.com