Já no primeiro mês de sua implantação (4/8), o projeto Nova Forma redefiniu a dinâmica do Grupo Ancoradouro, imprimindo maior vibração à equipe de colaboradores. “É gratificante constatar que o conceito foi assimilado e permeia as ações na empresa, a ponto até de o próprio cliente perceber a transformação”, conta Juarez Neto, vice-presidente do Grupo. “A Ancoradouro deixou de ter atendentes: todos, agora, são vendedores e muito bons!”, complementou.
Cláudia Margosiau, da Compass Turismo, de Campinas, é eloquente: “o atendimento melhorou 100%. Agora há muita agilidade, o que para mim é imprescindível, já que trabalho com conta corrente. Percebe-se que há mais disposição. Está excelente”, explicou a agente.
Internamente, a mudança postural refletiu em inúmeros aspectos como na integração entre os departamentos. A equipe está mais coesa, rápida, dinâmica, eficiente e sintonizada às mudanças do mercado. Há maior motivação. “Um auxilia o outro, ao mesmo tempo em que foca seus objetivos pessoais, pois todos desejam alcançar as metas”, ponderou Neto.
Gullitt da Silva e Wanderson Oliveira são exemplos da nova realidade. Mesmo em férias, os funcionários da Consolidadora foram para a sala de jogos da empresa, aproveitar um dos equipamentos, o PlayStation. “O colaborador tem que se sentir muito confortável para estar na empresa mesmo durante suas férias”, disse Neto, também mostrando a empolgação pelas mudanças.
Os colaboradores atestaram que o nova Forma foi um estímulo à vida profissional. “Antes, se havia um problema no final do expediente, deixávamos para resolvê-lo no dia seguinte”, falou Gullit. “Hoje a gente não vai embora sem dar uma solução”, completou Wanderson. “E além de tudo, nos sentimos mais valorizados”, afirmaram os dois.
Para todos, acompanhar o ranking de vendas pela TV Ranking instalada em cada departamento também passou a ser uma constante, já que os melhores conquistam prêmios mensais em dinheiro. “Não é só por isso que a dedicação aumentou. Tudo está melhor”, falou Wanderson.
Fernando Teles, gerente operacional que há seis anos trabalha na Ancoradouro, destacou que a principal diferença que na equipe é o empenho de cada um. “Atender não é mais um trabalho maçante é uma oportunidade de mostrar seu desempenho”, pontuou.
O resultado prático: as metas já se recuperaram em julho, agosto foi igual a 2013 e setembro, proporcionalmente, já está melhor que no ano passado. E, acima dos números: hoje, na Ancoradouro, a meta é encantar o cliente.


